BLOG

8 dicas para construir um modelo de trabalho perfeito

StartFragment

A precisão na construção dos aparelhos odontológicos depende diretamente na qualidade do modelo elaborado pelo dentista.

Errar na moldagem gera custos desnecessários, perda de tempo, mas principalmente inconvenientes para o cliente.

Com base na experiência de mais de 12 anos na elaboração de aparelhos odontológicos a Ortholab listou algumas dicas que devem aumentar as suas chances de produzir um modelo perfeito.

1 - Não utilize o material mais barato que existe:

Um bom começo é utilizar um alginato de boa qualidade para a moldagem e o tipo de gesso certo. Um exemplo é o Hydrogum e o gesso pedra. O material é um pouco mais caro, mas vale a pena para não precisar repetir a moldagem.

2 - Deve-se copiar até os últimos dentes existentes na boca :

Coloque alginato nas distais dos últimos molares antes de posicionar a moldeira. Copiar palato, fundo de saco e extremidades.

3 - Excesso de gesso na vestibular:

Para as contenções deve- se remover o fio, amarrilho e bandas para uma moldagem perfeita. Fazer a moldagem apenas com os braquetes e ter o cuidado para não rasgar o alginato no momento de retirar da boca. Caso aconteça de o alginato descolar da moldeira repita, pois a distorção é certa. Utilize moldeiras com perfurações que ajudam a dar retenção.

4 - Acerte no posicionamento da moldeira:

Deve-se aprofundar a moldeira até que ela esteja bem alinhada, sem inclinações e com o cuidado para não encostá-la nos dentes, pois isto pode gerar distorção na anatomia. E lembre-se, o posicionamento ideal da moldeira é na linha média do paciente.

5 - Modelos com bandas

Antes de enviar ao laboratório verifique se as bandas estão na posição correta. Nas moldagens de transferência o ideal é colocar um pingo de cola super bonder na distal e mesial do dente para não deslocar.

6 - Verter o gesso no tempo correto:

O ideal é vazar o gesso logo em seguida que moldar removendo o excesso de água e saliva, caso não seja possível conservar em câmara de umidade ou saco plástico com gaze

úmida. O alginato já apresenta alteração de dimensão em apenas 15 minutos.

7 - Modelo sem bolhas de ar:

O tempo de manipulação do alginato deve ser respeitado. Utilize sempre a medidas pó/líquido, tanto no alginato quanto no gesso, fornecidas pelo fabricante. Para vazar use recursos físicos como bater ou vibrar para tirar o ar.

8 - Agite antes de usar:

O pó deve ser retirado da embalagem original após aberto, colocado em um recipiente plástico com tampa e armazenado em local seco. Sempre agitar o pó do pote antes de utilizar para homogeneizar o produto.

Então, gostou das nossas dicas? Compartilhe ou comente caso tenha outras dicas. EndFragment

#Gesso #modelodetrabalho #alginato #moldeira #modeloperfeito

Destaques
Arquivos
Redes Sociais
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2016 ORTHOLAB. TPD/CRO 1852

Todos os direitos reservados.

Estamos nas Redes Sociais:

  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon

PARCEIRA: